quarta-feira, 25 de junho de 2014

O ambicioneiro

Estou um pouco confuso,
Magoado e pensativo,
Quedado e desanimado,
Oblíquo e desestimulado.

Por que os raios de sol,
São como o chuveiro em sua cabeça,
Seus baús são tesouros,
Os meus só guardam poeira,
Teias de aranha e areia.

Sou igual em humanidade,
Ao homem que tu és,
Nem mais bonito do que eu,
Nem mais virtuoso és.

Sou até, tenho certeza,
Mais educado e gentil,
Sou "pois não" e "pode contar comigo",
Do que ti meu colega,
Que ostenta tanta coisa,
Que queria ter eu,
Por que não !

Te olham com dois olhos,
Nem mais bonito do que eu,
Nem mais virtuoso és,
E para mim só tem um,
Ou até cegos são.

A faca com que tu cortas,
É cravejada de diamantes,
Parece de ouro feita,
Serve a dois, três, quatro,
E com a minha nem tiro,
Uma fatia para mim.

Tuas pernas te enviam,
Para onde só posso te ver,
Se usar uma luneta,
Do meio do caminho,
E ainda de joelhos,
Pois na corrida não posso,
Sequer te acompanhar.

Ouçam, meus amigos,
O que ele faz, eu faço melhor,
Eu sei fazer o trabalho,
Coloco em pasta colorida,
Encaderno em couro e ouro,
O título em letras grandes,
Valorizo a aparência,
Pois toda esta ciência,
Com que ele recheia as folhas,
Ninguém vai entender,
É melhor mostrar bonito,
Para os olhos poderem ver.

Até meu Sabiá de raça,
Menos que o Canário dele canta,
Comendo da melhor ração,
Ingerindo todas as vitaminas.

Dizem que ele tem pré-requisitos,
Para mim não importa,
Nascemos iguais,
Tive pai e mãe como tu,
Também sentei na faculdade,
Tive notas prá passar,
Deu também prá me divertir.

Odeio-te por isto tudo,
Devia ter eu ao invés de ti,
Sua fama, tua glória,
Teu jeito de vestir,
Sua velocidade, seus olhos,
Seus cabelos e tua casa.

Eu sou um injustiçado,
Deus não gosta de mim,
Venho depois do último,
Debaixo do chão estou.

Pro trabalho somente vou,
Aquecer minha cadeira,
Descansar por oito horas,
Pelo menos sadio fico,
Pago as minhas contas,
Até que me reconheçam,
E no trono que mereço,
Um dia eu estarei,
Com a coroa cravejada,
Sobre todos reinarei.

Bernardo (Jun/2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário